Acupuntura e o Esporte
- Doutora Nayara Morales
- 31 de mar. de 2017
- 1 min de leitura

A Acupuntura consiste na aplicação de agulhas ou calor local, por meio de ervas incandescentes, sobre os chamados “pontos de acupuntura”, que foram descobertos através da observação minuciosa de médicos chineses antigos. Atualmente, são utilizadas finas agulhas descartáveis introduzidas em pontos distribuídos por todo o corpo.
No Brasil, a acupuntura foi introduzida há cerca de 45 anos e foi sendo incorporada ao sistema de saúde lentamente e em 1995, o Conselho Federal de Medicina classificou a acupuntura como especialidade médica.
Com o advento dos estudos científicos, cada vez mais identificamos os mecanismos de ação da Acupuntura. Sabe-se que o efeito é produzido pela estimulação do sistema nervoso, com resultados locais (onde a agulha é colocada), à distância e também em nível de sistema nervoso central (medula e cérebro). Com isso, temos liberação de substâncias anti-inflamatórias, hormônios, neurotransmissores, entre outros.
A regulação destas substâncias, promovida pela Acupuntura, pode ajudar os atletas de diversas formas, porém as mais conhecidas são a melhora do rendimento e tratamento de lesões relacionadas ao esporte.
Alguns estudos demonstram que há evidências de que a Acupuntura pode melhorar diversos fatores que influenciam no desempenho de atletas, como força muscular, resistência cardiopulmonar, potência anaeróbia, fadiga, tensão muscular e fatores psicológicos.
Com relação às lesões, pode ajudar de forma preventiva, tonificando a musculatura deficiente (com uso da Eletroacupuntura); ou ainda como tratamento de lesões já instaladas, como bursites, tendinites, distensões e como auxílio no pós-operatório, quando a cirurgia é necessária.
Caso deseje maiores informações ou agendar uma avaliação, entre em contato:
Facebook: Dra. Nayara Morales – Acupunturista
Telefone/WhatsApp: (48) 99988-3693.
Comments